Home Institucional Atuação
NTT - NÚCLEO DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA - UFRJ
Atuação

O NTT atua principalmente no desenvolvimento de modelos computacionais de sistemas complexo em aplicações multidisciplinares. Os projetos de pesquisa do NTT envolvem o desenvolvimento de novas tecnologias em data, text e web mining em aplicações de interesse de diversos setores industriais. 

A indústria do Petróleo, devido à sua complexidade  e multidisciplinaridade, tem promovido o desenvolvimento tecnológico nacional. Historicamente, o trabalho de PD&I desenvolvido no PEC contribuiu para a liderança tecnológica do Brasil na exploração de petróleo no mar. Reciprocamente, os desafios tecnológicos fomentaram o desenvolvimento de pesquisas teóricas e aplicadas sobre o tema no PEC. O NTT atua na Área de Petróleo do PEC, em estreita colaboração com outros laboratórios, principalmente o LAMCE e o LAMCSO, no desenvolvimento de soluções baseadas em modelos computacionais em diversas fases da exploração de petróleo no mar como, por exemplo, a caracterização de reservatórios por meio de dados sísmicos. 

O NTT atua em conjunto com uma série de outros laboratórios no Gerenciamento Digital de Campos Inteligentes (GeDig), tendo como objetivo a pesquisa e o estudo de novas tecnologias que visam aperfeiçoar o desenvolvimento, modelagem, operação e gerenciamento integrado de campos inteligentes. Além disso, o trabalho envolve também a otimização global do processo, considerando incertezas técnicas e econômicas. 

Na Área de Meio Ambiente, o NTT atua em diversos projetos de pesquisa. Entre os resultados obtidos, destaca-se a parceria com o LabSAR, na análise de imagens de sensoriamento remoto para a identificação de índices de sensibilidade ambiental na Amazônia, e a caracterização de exsudações de petróleo no Golfo do México. 

Em 2006 o NTT iniciou o projeto de Caracterização e Identificação da Biodiversidade Fitoplanctônica por meio de Citometria de Fluxo e sua Aplicação no Gerenciamento dos Ecossistemas Costeiros. A aplicação de modelos de redes neurais para a interpretação de dados de citometria de fluxo demonstrou grande efetividade e aplicabilidade no monitoramento costeiro. Portanto, os estudos devem ser continuados e ampliados para o reconhecimento de outros importantes grupos funcionais como, por exemplo, as viroses e o zooplâncton marinho, e a implantação de um banco de dados genético/ambiental para a aplicação de ferramentas de mineração de dados, com o objetivo de investigar seqüências de vírus ambientais. 

Desde 2007, o NTT participa do projeto Avaliação dos Impactos Ambientais e Socioeconômicos da Implantação do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro – COMPERJ, cujo objetivo é realizar um monitoramento e acompanhamento do empreendimento, através de imagens de sensoriamento remoto de alta resolução, dados geo-referenciados e técnicas de mineração de dados. 

Nos últimos anos, o desenvolvimento da pesquisa científica na Área de Sistemas Computacionais tem sido orientado à extração de conhecimento de coleções de documentos, tendo em vista a estimativa de que 80% das informações estejam armazenadas em formas textuais. Neste sentido, o NTT tem desenvolvido pesquisa sobre novos algoritmos eficientes para análise e classificação de documentos. Recentemente, o foco das pesquisas tem se voltado para a análise de redes complexas de documentos, aproveitando resultados da física estatística e modelos de agrupamento espectral. 

O impacto da internet no desenvolvimento humano tem sido comparado à invenção da imprensa em termos das profundas transformações tecnológicas, econômicas e sociais propiciadas pela disseminação da informação na “grande rede”. Diversos centros de pesquisa nacionais e internacionais têm se voltado para o estudo da internet, desde suas características físicas (protocolos, roteadores, etc.), suas características topológicas e também sua potencialidade para difusão da informação, transferência e geração de conhecimento. Neste contexto, uma das linhas de pesquisa do NTT investiga metodologias para potencializar a geração de conhecimentos e o trabalho cooperativo em rede. Esta linha de pesquisa tem suporte de um projeto para o desenvolvimento de Tecnologias Convergentes em ambiente colaborativo. Neste projeto, que é uma iniciativa pioneira de e-science da América Latina, especialistas de diversas áreas de conhecimento discutem temas de pesquisa relevantes, buscando encontrar convergências tecnológicas, capazes de gerar conhecimentos inovadores e de grande potencial para o desenvolvimento econômico nacional.